25 APRILE – FESTA DELLA LIBERAZIONE 2016 – Veja como foi!

Ex Primeiro Ministro da Italia Massimo D’Alema falando aos presentes. (Foto:José Luiz Altieri Campos)

São Paulo, 02 de maio de 2016

Na última segunda-feira, 25/04/2016, no salão do Istituto Italiano di Cultura, foi realizada a VII Festa della Liberazione, realizada pela Comissão Jovem do Comites, com apoio do Istituto Italiano di Cultura e associações italianas da circunscrição consular de São Paulo.

De início foram executados os Hinos da Itália e do Brasil. A abertura do evento foi realizada pelo Presidente do Comites Sr. Renato Sartori, dando as boas vindas a todos e agradecendo a presença dos senhores Cônsul Geral da Itália de São Paulo Michele Pala, Ex Primeiro Ministro da Itália Massimo D’Alema, deputado On. Fabio Porta, Presidente da Italcam Senador Edoardo Pollastri, Dep Federal Floriano Pesaro, Conselheira do CGIE Sra. Rita Blasioli Costa, Diretor do Istituto Italiano di Cultura Dr. Renato Poma, Conselheiros do Comites, Sr. Constanzo Olmo em nome de todos os ex-combatentes, aos representantes das Armas Dr. Aniz Buíssa 1o Tem. R/2 Inf – EB CPOR/SP turma 1960 e Jairo Junqueira da Silva Filho Vice Presidente do Centro Cultural da FEB, Prof. Marco Cardoso, Sra. Bruna Spinelli em nome de todos os presidentes das associações italianas presentes.

Foram convidados a falar o Senador Edoardo Pollastri, o Deputado Fabio Porta, o Cônsul Geral da Italia em São Paulo Michele Pala e o Ex Primeiro Ministro italiano Massimo D’Alema que discursaram sobre esta data tão importante para a Itália e aos italianos.

VEJA AS FOTOS DO EVENTO CLICANDO AQUI

 Continuando com o programa o Professor Marco de Cardoso, professor da FACHA/RJ e pesquisador associado do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército realizou a interessante palestra “Uma Guerra, dois povos – a memória do convívio dos soldados da FEB com os italianos”.

Encerrando o evento, o Presidente da Comissão Jovem do Comites, Sr. Gilles Pires Batista Leão agradeceu a presença de todos e a seguir foi servido um cocktail aos presentes.

Estiveram presentes também os Srs. Conselheiros do Comites Bruno Romi, Daniela Dardi, Antonella Bassani, Henrique Narducci, Maria Carolina Casati, Leandro Nalini, Eleonora Salvato e membros da Comissão Jovem, Sr. Augusto Bellon – Diretor do Departamento de Educação do Consulado Geral da Itália, Sr. Elio Pardelli – Revisor de Contas do Comites e Sra. Sergia Bertolotti – Secretaria Executiva do Comites.

Todo o evento foi gravado e em breve será disponibilizado online para que todos tenham acesso ao conteudo do mesmo.

 O Comites de São Paulo agradece ao Istituto Italiano di Cultura por ceder o espaço, a empresa Avido que gentilmente doou o vinho, e a todos que participaram e se empenharam para a realização e divulgação deste evento. Parabéns a todos!