FESTIVAL DE CINEMA DE ROMA COMEÇA COM NOVIDADES

Começou na última quinta-feira (16) a nona edição do Festival Internacional de Cinema de Roma, que acontece até o dia 25 de outubro e neste ano traz uma novidade: os melhores filmes da mostra serão escolhidos apenas pelo público, e não mais por um júri internacional. No entanto, uma coisa parece certa, não faltará glamour.

Entre as presenças confirmadas no evento estão os vencedores do Oscar Benicio del Toro e Kevin Costner. Além deles, sobre o tapete vermelho de Roma devem passar Richard Gere, Willem Dafoe, Clive Owen e Rooney Mara.

O festival também rende homenagem ao ator cubano Tomás Milián, que fez história no cinema italiano entre as décadas de 1960 e 1980. O artista receberá o Marc’Aurelio Acting Award, prêmio honorário pelo conjunto de sua carreira.

Entre os filmes que disputam o prêmio do júri popular na categoria “Cinema d’Oggi” (“Cinema de Hoje”) está o brasileiro “Obras”, de Gregorio Graziosi. A Itália está representada por três longas: “Biagio”, de Pasquale Scimeca; “La foresta di ghiaccio”, de Claudio Noce; e “I milionari”, de Alessandro Piva.

Já o cineasta Walter Salles será homenageado pela sua obra com um prêmio Marc’ Aurelio Lifetime Achievement Award.

Fonte: Ansa