ITALIANOS CELEBRAM “DIA MUNDIAL DA PASTA”

Os apreciadores da gastronomia italiana têm muitos motivos para comemorar a data de hoje, 25 de outubro, considerada o “Dia Mundial da Pasta”.

De acordo com a Associação de Indústrias de Doce e Massa da Itália (Aidepi), apesar das mudanças nos costumes das sociedades, 99% dos italianos amam massas e 44% deles consomem pasta todos os dias. Ceca de 69% dos italianos afirmam comer massa de quatro a sete vezes por semana, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Doxa Indagine.

“É um alimento totalmente transversal, pois agrada a homens e mulheres, em idades de 30 a 80 anos”, ressaltou o estudo.

Para celebrar o Dia Mundial da Pasta, estão programadas atividades culinárias em vários lugares. Hoje, sábado, em Buenos Aires, na Argentina, está havendo uma conferência interncional sobre o valor agregado da pasta na nutrição familiar. O evento é precedido pela Assembleia Anual da Organização Mundial da Pasta, que ratificará a eleição de seu novo presidente, o italiano Riccardo Felicetti.

De acordo com a Aidepi, a importância do “World Pasta Day” é refletida inclusive nos números. Mundialmente, são produzidas mais de 14 milhões de toneladas de pasta. A liderança é da indústria italiana, que se destaca pela potencialidade, produção, consumo nacional, consumo per-capita e exportação.

Em 2013, a produção italiana de massa superou os 3,4 milhões de toneladas, representando um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior. Foi exportada 1,9 milhão de tonelada, cerca de 5,4% a mais que 2012.

Fonte: Ansa