Primeiro final de semana do Workshop de Fotografia foi um sucesso!

Participantes do V Workshop de Fotografia se reúnem no Circolo Italiano

Foi realizada neste final de semana a primeira etapa da quinta edição do Workshop de Fotografia da Comissão Jovem do Comites-SP.
Utilizando o espaço do salão nobre do Circolo Italiano, cerca de 120 pessoas participaram da palestra do professor José Roberto Comodo, e depois realizaram aulas práticas sobre fotografia com os conhecimentos adquiridos durante a palestra.
Esta edição do Workshop de fotografia é uma ação da Comissão Jovem do Comites em parceria com o Instituto Italiano de Cultura, Scuola Riguardare de Fotografia, Alitalia, Bauducco, Memorial do Imigrante do Estado de São Paulo, Zenna Cafè, Arsenal da Esperança, Associação ACLI e do Circolo Italiano de São Paulo.

Os trabalhos realizados pelos alunos serão avaliados  por uma comissão julgadora. O melhor trabalho será premiado com uma viagem para Roma, com a passagem patrocinada pela Alitalia.
O segundo colocado receberá um curso de italiano – com duração de um ano – pela Associação ACLI. Já o terceiro lugar ganhará um jantar, com direito a acompanhante, no restaurante italiano Zena Caffè. 


De acordo com Gilles Pires Batista Leão – presidente da Comissão Jovem do Comites – esta edição do workshop integra a Settimana Giovane D´Arte e Cultura Italiana.
“Fico muito feliz com este workshop e as parcerias que conseguimos para possibilitar sua realização. É de grande importância que existam estas parcerias entre empresas e entidades italianas como Alitalia, Circolo Italiano e Instituto Italiano de Cultura, pois só assim teremos força para divulgar a cultura italiana no Brasil”, declarou Gilles.

Participantes durante a aula prática

No próximo sábado, dia 19 de setembro, acontecerá à segunda etapa do workshop de fotografia no Memorial do Imigrante.
De acordo com José Luiz Altieri – membro da Comissão Jovem do Comites – a escolha do local foi fruto do bom relacionamento da comunidade italiana
com o Memorial.

“A segunda etapa do workshop seria realizada no Arsenal da Esperança, porém, como eles estão com o espaço já comprometido com outro evento, procuramos o Memorial do Imigrante e fomos prontamente atendidos no pedido para a realização dos trabalhos práticos do workshop”, disse José Luiz.

Prof. Comodo e José Luiz

O presidente do Comites-SP, Renato Sartori, se mostrou muito contente com o workshop de fotografia, que é o primeiro em sua gestão.

Renato Sartori“Este é o primeiro evento da Comissão Jovem do Comites em nossa gestão, por isso aproveito para agradecer aos patrocinadores e apoiadores do workshop que estão nos possibilitando desenvolver o trabalho que divulga a cultura italiana em São Paulo e no Brasil. Destaco o trabalho dos membros da Comissão Jovem e também as demais comissões do Comites que ajudaram a realização desta quinta edição do workshop de fotografia”, afirmou Renato Sartori.Dott.ssa Francesca
Maria Orsini
Além do Presidente do Comites e Presidente da Comissão Jovem do Comites, estavam presentes a Vice Consul Geral da Italia em São Paulo, Dottoressa Francesca Maria Orsini, a Presidente Coadjuvante do Comites Daniela Dardi, a Vice Presidente Fabiola Natali e os Conselheiros Camila Massarelli, Julio Ragazzi, Leandro Nalini, Sebastiao Zoli Jr., Henrique Narducci, Maria Carolina Casatti, Rosa Marra Pacifico, Waldemar Manassero Presidente da Comissão Jovem do Circolo, Rita Blasioli Costa, Coordenadora do Patronato ACLI de São Paulo e integrantes da Comissão Jovem do Comites.          

* texto Julio Cezar Ragazzi
* fotos José Luiz Altieri Campos