Reunião Embaixada – Consulados – CGIE – Comites: 30 novembro 2020

No último 30 de novembro, foi realizada a reunião anual presidida pelo Embaixador da Itália, Francesco Azzarello, para discutir os problemas da comunidade italiana no Brasil.
Participaram o Diretor Geral dos italianos no Exterior, Luigi Vignali, a Conselheira do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior), Rita Blasioli Costa, os Presidentes dos Comites, os Cônsules Gerais e os Cônsules no Brasil. No centro do debate a Embaixada relata as consequências sobre a coletividade da pandemia do coronavírus no País, a gradual reativação dos serviços consulares tais como cidadania e passaportes, e as iniciativas para a assistência aos compatriotas em condições em precárias dificuldades. Também nesta ocasião foi sublinhada a necessidade de elaborar
novos projetos no âmbito da colaboração existente e de uma indispensável programação.
O Presidente do Comites de São Paulo, Renato Sartori, apresentou um relato das ações tomadas sobre a pandemia, tais como: contato direto com o Consulado, Patronatos, Patronatos Assistencial para assinalar os casos de necessidade e ajudar os nossos compatriotas sobretudo sobre a repatriações e modalidades a seguir. Através do Informativo semanal, e nas redes sociais, informando a coletividade da circunscrição consular todas as medidas e inciativas do MAECI, Embaixada e sobretudo do Consulado italiano de São Paulo, realizando várias reuniões com os Conselheiros do Comites, patronatos e outras entidades. Outras formas de ajuda também foram realizadas, como campanhas de arrecadação de fundos, seja para o Arsenal da Esperança, para a Igreja Nossa Senhora da Paz em ocasião da Festa da República, para as Obras Sociais Jardim Climax, que assiste crianças e famílias necessitadas. Isso tudo graças a generosidade e solidariedade da nossa coletividade.
Posteriormente, a convite do Consulado e do CGIE, apresentaram projetos para ajudar os compatriotas, mas também outras atividades culturais. Com a Comissão Giovem, foram organizados eventos online,
tanto por ocasião do Dia da Libertação como por ocasião da Semana da Língua e Cultura Italiana.
Outrossim, foram tratados temas e propostas para 2021, entre as quais as iniciativas em todo o País para as celebrações do “Dia nacional do imigrante italiano no Brasil”, de 21 de fevereiro, instituída em 2008 pelo Congresso Federal, e as próximas datas eleitorais para a renovação dos membros dos Comites e CGIE.
Continuando, informa que na Assembleia de setembro, na apresentação do orçamento para 2021, graças à nova possibilidade de solicitar financiamento para projetos, foram apresentados pedidos de projetos que pretendem realizar no próximo ano: em primeiro lugar projetos assistenciais, informação (também tendo em vista as eleições para a renovação dos Comitês), do turismo de retorno em colaboração com uma Universidade da Itália destinada não só a uma promoção dos nossos territórios italianos, mas também a uma requalificação profissional.
Na última reunião convocada pelo Cônsul Filippo La Rosa, no último dia 25/11, foram informados sobre os dados de todas as intervenções realizadas durante este período pandêmico e as novas modalidades de retomada de alguns serviços consulares. Caberá ao Comites, mais uma vez, divulgá-los o mais amplamente possível, recomendando sempre uma avaliação das reais necessidades. Visto que antes de tudo é prioridade preservar a saúde.