Sucesso total o 1º Workshop de Cozinha Italiana! Veja como foi!

25/10/2016 – São Paulo
I Workshop di Cucina Italiana – L’Occhio vuole la sua parte 

A Comissão Jovem do COMITES de São Paulo, em colaboração com o Circolo Italiano de São Paulo, realizou no último domingo (23), a primeira edição do Workshop di Cucina Italiana, intitulado como “L’Occhio vuole la sua parte”. O evento contou com o apoio do Istituto Italiano di Cultura SP e Pasta Baronìa.

Organizado pelo grupo de jovens do COMITES, fez parte da 8ª Settimana Giovane D’arte e Cultura Italiana e presente oficialmente na programação da XVI Settimana della Lingua Italiana nel mondo, manifestação cultural coordenada pelo Istituto Italiano e Ministero degli Affari Esteri, órgãos representativos do governo da Itália. O tema deste ano é “L’italiano e la creatività : Marchi e costumi, moda e design”

– A ideia de realizar um Workshop de cozinha italiana dentro do tema proposto foi um desafio e ao mesmo tempo muito natural, uma vez que toda referência à Itália também está ligada à beleza e ao design, pois se apresenta em todas as fases, da construção e preparação ao servir comentou Thaís Ruiz, integrante da Comissão Jovem.

Dario Cecchini, um dos mais famosos açougueiros do mundo, proprietário da Antica Macelleria Cecchini, a convite do Presidente do Comites fez a abertura ao seu estilo, dando um caloroso bem vindo ao público presente. Contou um pouco sobre o trabalho que realiza na pequena cidade de Panzano in Chianti e claro sobre a beleza, o respeito e a importância do alimento.

Após a cerimônia de abertura comandada pelo Presidente da Comissão Jovem, os participantes presentes que lotaram o Salão das Colunas do Circolo Italiano de São Paulo, tiveram a oportunidade de acompanhar a palestra de 3 renomados chefes de cozinha de restaurantes famosos da capital paulista. 

Veja as fotos clicando aqui

Nilo Fraga, do restaurante Il Pesce, localizado no EATALY BRASIL, apresentou ao público a preparação de uma lasanha ao molho de goiabada, desenvolvida especialmente para o workshop, a qual foi batizada de Lasanha Verona pelos participantes.  Bruno Stippe, da Cantina C QUE SABE!, deu uma aula completa sobre massas. Falou sobre o design de cada tipo de macarrão, técnicas de cozimento, combinações etc. Conhecedor profundo da cozinha italiana, Bruno revelou seus segredos do mundo da gastronomia. E pra fechar o Workshop, Giuseppe Gallo, do Restaurante do CIRCOLO ITALIANO SP, apresentou técnicas de empratamento de massas e seus segredos. Falou sobre possibilidades, cases de sucesso, curiosidades do dia a dia de um restaurante e ao final os participantes tiveram a oportunidade de literalmente colocar a mão na massa, com atividades práticas a seu comando.

Ao final todos os participantes ganharam certificado de participação assinados pelos chefs e um brinde oferecido pela Pasta Baronia.
 O evento também contou com a presença do Presidente do COMITES de São Paulo, Renato Sartori, do Presidente e Vice-Presidente da Comissão Jovem, Gilles Pires Batista Leão e Henrique Narducci, do Conselheiro Julio Ragazzi e integrantes do grupo de jovens: Thais Ruiz, Mariana Bamont, Clarissa Fusco, Rocco Belletti, Dayana Loverro, Camila De Marco e José Luiz Altieri. 

Texto: Gilles Pires Batista Leão
Fotos: José Luiz Altieri Campos