Trabalhos práticos marcam o terceiro dia do workshop de fotografia

Grupo reunido no início da aula prática no Memorial do Imigrante

Aproveitando o calor e céu azul, os participantes do Quinto Workshop de Fotografia, organizado pela Comissão Jovem do Comites-SP, realizaram a aula prática dos ensinamentos ministrados pelo professor José Roberto Comodo, da Scuola Riguardare, nas dependências do Memorial do Imigrante, localizado na divisa entre os bairros da Mooca e do Brás, em São Paulo.


Alunos fazem suas fotos durante a aula prática
O belo jardim do Memorial do Imigrante foi utilizado como cenário para as montagens feitas pelos alunos, além das salas que foram disponibilizadas pela direção do Memorial.

Os trabalhos realizados pelos alunos serão avaliados por uma comissão julgadora e o melhor deles será premiado com uma viagem para Roma, com a passagem patrocinada pela Alitalia.

O segundo colocado receberá um curso de italiano – com duração de um ano – pela Associação ACLI. Já o terceiro lugar ganhará um jantar, com direito a acompanhante, no restaurante italiano Zena Caffè.
A participante Yara Salles Diniz gostou muito da organização e da escolha do Memorial do Imigrante para o dia de trabalho prático do workshop.

“Este é o terceiro ano que participo do workshop de fotografia do Comites, e posso dizer que a cada ano está mais estruturado e bem organizado. Percebo também que os alunos que se inscrevem estão chegando cada vez mais preparados e realizando trabalhos e montagens cada vez melhores”, afirmou Yara.

Já sobre a premiação, caso vença o workshop, seu maior sonho é conhecer o Coliseu.
“Sem dúvida o Coliseu é o grande sonho que eu tenho. Estou empenhada em lutar pela vitória, e, depois do Coliseu, vou conhecer o restante da cidade”, declarou.

Yara Salles Diniz

Prof. Comodo e Rocco Belletti
Italiano radicado em São Paulo, Rocco Belletti, gostou muito de participar do workshop e disse que, em caso de vitória, vai ligar para sua mãe, que está lá na Itália, para que ela já vá esquentando a água do macarrão.

“Eu fiquei sabendo do Workshop através de uma amiga que trabalha comigo como guia de turismo em São Paulo. Achei tudo muito bem organizado e com boas aulas. Espero que meu trabalho seja o escolhido pela organização do evento, pois aí, de Roma, eu estico para visitar minha mãe na região do Marche e depois subo para Turim para assistir um jogo da Juventus, meu time de coração”, afirmou Rocco.

Vice-presidente da Comissão Jovem do Comites-SP, Henrique Narducci disse que o dia foi muito produtivo e de completa integração entre os alunos.
 “Fiquei muito feliz com o que pude acompanhar neste terceiro e último dia de trabalhos do workshop. Apesar de todos estarem na luta pelas premiações, era claro que todos cooperavam com uns com os outros para a produção das fotos, ou seja, existia competição, mas não rivalidade”, declarou Narducci.
O vice-presidente da Comissão Jovem fez questão de agradecer aos profissionais do Memorial do Imigrante e do Arsenal da Esperança.
“As pessoas que trabalham no Memorial foram sensacionais conosco, pois nos ajudaram muito, inclusive emprestando objetos que foram utilizados para a composição do cenário. Agradeço também ao pessoal do Arsenal da Esperança, que também nos emprestou muita coisa, além de deixarem as pessoas estacionar o carro em suas dependências”, finalizou Narducci.
Este workshop de fotografia é uma realização da Comissão Jovem do Comites em parceria com o Instituto Italiano de Cultura, Scuola Riguardare de Fotografia, Alitalia, Bauduco, Memorial do Imigrante do Estado de São Paulo, Arsenal da Esperança, Associação ACLI e do Circolo Italiano de São Paulo.
Estiveram presentes ao terceiro dia do Workshop o presidente do Comites-SP, Renato Sartori, bem como os conselheiros Gilles Pires Batista Leão, Henrique Narducci, Fabiola Natali, Daniela Dardi, Julio Cezar Ragazzi, Antonella Bassani, Camila Massarelli e Rosa Marra Pacifico.
Este terceiro dia do workshop também contou com a presença de José Luiz Altieri Campos, membro da Comissão Jovem do Comites.

* texto Julio Cezar Ragazzi
* fotos José Luiz Altieri CamposVoltarLeia TambémTour Bixiga – Aniversário de 465 anos de São PauloProrrogadas as inscrições para o 3º Concurso Literário Brasilitalia 2019!RIUNIONE PREPARATORIA DEL COMITES DI SAN PAOLO AL SEMINARIO GIOVANI PROMOSSO DAL CGIE PER L’APRILE 2019Incontro Riunione di Sistema 2018 – Rio de Janeiro, 6 dicembre 2018Incontro Giovani Italini in Brasile – Stato di San PaoloIncontro RAI ITALIAFESTA DE NATAL DOS ASSISTIDOS 2018Estão abertas as inscrições para o 3º Concurso Literário Brasilitalia 2019!Novidade para o agendamento de Passaporte no Consulado Italiano de SPPasta Pesto Day!VEJA MAIS