A sede do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, na avenida Higienópolis, recebeu na noite de 19 de outubro a abertura da XV Settimana della Lingua Italiana nel Mondo, com maciça presença do público que prestigia a cultura italiana em seu salão de eventos.
Discursou na abertura do evento o diretor do Instituto Italiano de Cultura, Renato Poma, onde fez questão de ressaltar a programação da “Settimana” que contará com música, cinema, fotografia e culinária como as principais atividades a serem realizadas.
Ele também destacou a importância do Instituto Italiano de Cultura da cidade de São Paulo, principalmente devido ao grande número de ítalo-descendentes que vivem no Estado, e que a cultura italiana é por aqui muito difundida.
Terminou agradecendo outras instituições da comunidade italiana como o Circolo Italiano, Escola Eugenio Montale, Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro e Colégio Dante Alighieri, pela participação e apoio das instituições na difusão da cultura e língua italiana, que, de acordo com Renato Poma, é a quinta língua mais falada e estudada no mundo.
Após o discurso do diretor do IIC, tivemos a apresentação da dupla de violeiros Daniel Murray e Eugenio Becherucci, que apresentaram músicas típicas do folclore italiano.
O evento prosseguiu com a divulgação dos premiados do 5º workshop de fotografia e cultura italiana “Fatti a Mano, mãos que produzem arte!”, que foi organizado pela Comissão Jovem do Comites de São Paulo.
As 30 melhores fotografias estão expostas no salão de eventos do Instituto Italiano de Cultura até dia 20 de novembro.
Também discursou o presidente do Comites-SP, Renato Sartori, agradecendo os parceiros e patrocinadores do workshop de fotografia, Alitalia, Associação ACLI, Zena Caffè, Circolo Italiano de São Paulo, Escola de Fotografia Riguardare, Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Museu do Imigrante do Estado de São Paulo, Arsenal da Esperança e Bauducco.
A palavra foi passada para o presidente da Comissão Jovem, Gilles Pires Batista Leão, que entregou as menções honrosas pelos trabalhos entregues no workshop. Foram eles: Albert Caballé Marimón, Fernanda Libardi Galesi, Juliane Cavalcante Vitoriano da Silva, Natalia Shmidt Silva, Renata Valério de Mesquita e Victor de Magalhães Andrade.
Na sequência, o momento mais aguardado da noite: a divulgação dos nomes dos três primeiros colocados no workshop de fotografia.
A colocação final do workshop foi:
• terceiro lugar; Marcela Lázaro Navia – premiada com um jantar para duas pessoas, oferecido pelo e restaurante Zena Caffé.
“Estou muito feliz com o terceiro lugar no workshop de fotografia. Faço curso de italiano no Juventus e minha professora é a Rosa Pacífico, conselheira do Comites-SP, foi ela quem me informou sobre o workshop de fotografia. Adorei o tema e o clima durante as duas aulas teóricas e durante a aula prática. O tema também era bem interessante e acredito que minha foto atendeu todos os requisitos da proposta. Pretendo participar dos próximos workshops e estou muito feliz com o prêmio que ganhei, vou levar meu namorado para jantar”, declarou Marcela
Alexandre de Paulo e as três fotos finalistas do Workshop
• segundo lugar; Alexandre de Paulo – premiado com um curso de italiano, com duração de um ano, patrocinado pela Associação ACLI de São Paulo, entregue através da representante da Associação, Fabiola Natali.
“Tenho uma ligação muito grande com a Itália, pois, apesar de jovem, morei na Calábria por três meses entre 2010 e 2011. Desde que retornei ao Brasil, recebo o informativo do Comites-SP e já participei dos workshops de fotografia da Comissão Jovem nos anos de 2011, 2013 e agora em 2015. Sou fotógrafo e jornalista, mas minha maior paixão é a fotografia. No trabalho que entreguei, aproveitei um espaço que fica nos fundos do Museu do Imigrante, que possui fotos de imigrantes que desembarcaram em São Paulo no início do século passado, estas fotos estão em um painel com um tecido transparente por cima. Minha namorada passou por trás do tecido e esticou a mão entre os imigrantes, neste instante captei o momento e fiz minha foto em cima da imagem. Fiquei muito feliz com o segundo prêmio, pois aprendi um pouco do italiano quando morei na Calábria, mas mais como um autodidata. Agora terei a oportunidade de estudar realmente o idioma e isso me deixa muito feliz, pois eu tenho cidadania italiana e você já viu um italiano que não sabe falar italiano?”, disse Alexandre.
• primeiro lugar; Izabel Demarchi – premiada com uma passagem de ida e volta para Roma, oferecida pela companhia aérea ALITALIA, entregue pelo diretor da empresa, Dr. Antonio Sgro. Izabel nos contou sua experiência em participar do Workshop: “Fiquei sabendo do workshop através do Facebook, sou amiga da esposa do professor Comodo, e ela compartilhou a página do Comites-SP. Sou fotógrafa e tenho muito material próprio para criar minhas ideias, com isso, levei minha manequim e pintei seu rosto, depois utilizei o véu azul por cima, pois gosto de mistério e surrealismo. Acima dessa montagem eu fiz a foto da sombra de uma mão que serve como a consciência para nós todos. Particularmente eu me esforcei muito, pois bati mais de 400 fotos para chegar à ideia final. Estou muito feliz em ter sido a primeira colocada neste workshop, vou curtir muito a viagem que ganhei para Roma e aproveitar para fotografar muito”. |
Antonella Bassani, conselheira e presidente da Comissão de Novos Negócios do Comites contou um pouco sobre os desafios de sua função:
Comites: Antonella, explique-nos como foi a ideia de premiar o vencedor do workshop de fotografia com uma viagem para Roma? E conte-nos um pouco de suas ideias e projetos como presidente da Comissão de Novos Negócios do Comites.
Antonella: Discutimos em reunião as diretrizes do workshop. Tivemos a ideia de uma viagem para a Italia, pois isso engrandeceria o workshop e faria com que mais pessoas participassem. Com mais de 150 inscritos, nossa ação foi um sucesso.
Tenho 30 anos de experiência no mundo coorporativo, esse conhecimento acumulado, foi fundamental para ser responsável para a função de novos negócios do Comites. Minha principal meta é realizar parcerias com as empresas de origem italiana para eventos e divulgação da cultura e língua italiana. O trabalho em conjunto entre empresas e Comites será essencial para o fortalecimento da comunidade italiana em São Paulo e no Brasil.
Por fim, foi servido um cocktail para todos os presentes.
Além do Presidente Renato Sartori, compareceram ao evento os membros do Comites-SP: Antonella Bassani, Camila Massarelli, Daniela Dardi, Fabiola Natali, Gilles Pires Batista Leão, Henrique Narducci, Julio Cezar Ragazzi e Leandro Nalini.
Também marcaram presença o Consul Geral da Italia em São Paulo, Michele Pala; a conselheira do CGIE Rita Blasioli Costa; Mario Scappini do Circolo Italiano de Jundiaí; Augusto Bellon – Diretor Scolastico do Consulado Italiano de São Paulo; Giuseppe Dana, Presidente da Scuola Italiana Eugenio Montale; Com.Giampaolo Bonora, Presidente da Fecibesp; e Livia Raponi. Vice Diretora do Instituto Italiano de Cultura.
* texto: Julio Cezar Ragazzi
* fotos: José Luiz Altieri Campos
* edição: Camila Massarelli