Comites SP

Sobre

Os COM.IT.ES (Comitês dos Italianos no Exterior) são órgãos que representam as exigências dos cidadãos italianos no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares. Os COMITES podem representar instâncias da coletividade italiana residente na circunscrição consular, junto às autoridades e instituições locais. Além disso, ainda contribuem para a identificação das exigências de desenvolvimento social, cultural e civil da sua comunidade.
Cada circunscrição consular possui um COMITES. No Brasil, existem sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Os COMITES podem ser formados por 12 membros – para as coletividades até 100.000 cidadãos italianos residentes na circunscrição, ou por 18 membros – para as coletividades com mais de 100.000 cidadãos italianos residentes, como é o caso atual da Circunscrição de São Paulo.

Os MEMBROS dos COM.IT.ES. são eleitos pela população residente e permanecem no cargo por cinco anos , não recebendo remuneração.

QUAIS AS FUNÇÕES DO COMITES?

As principais funções dos COMITES são: manter os laços culturais com a Itália, informar o Consulado e o Governo Italiano sobre as necessidades da comunidade e dar parecer sobre projetos em favor dos cidadãos italianos que residam fora do país.

Em parceria com a autoridade Consular e as Entidades, Associações e Comitês atuantes na circunscrição, os COMITES promovem iniciativas aos assuntos ligados a vida social, cultural, assistência social e outras demandas da comunidade italiana.

Também faz parte de suas ações cooperar com a autoridade consular cuidando dos direitos e interesses dos cidadãos emigrados, além de contribuir para o estreitamento das relações Brasil-Itália.

Além disso, os conselheiros dos COMITES – junto dos representantes de associações italianas – elegem os conselheiros do CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior). Esta é a entidade de representação das comunidades italianas no exterior perante todas as entidades que desenvolvem políticas de interesses da comunidade italiana no exterior.

ONDE ESTAMOS?
Edifício Itália – Av. São Luis, 50 – Conjunto 32-A – (República) – São Paulo – SP
CEP 01046-926 – Fone (11) 3287.3517
Atendimento: Terças e Quintas das 9hs as 14hs

QUEM SOMOS – COMISSÃO JOVENS

O grupo de jovens do COMITES de São Paulo foi criado logo após a “Conferenza dei Giovani Italiani nel Mondo 2008”, realizada em Roma, na Itália. O evento reuniu mais de 600 jovens de todo o mundo, 200 apenas da Itália e teve participação relevante dos ítalo-brasileiros.

Na volta ao Brasil, com muitas ideias, entusiasmo e vontade de mostrar o que a comunidade jovem ítalo-brasileira pode fazer a fim de representar, divulgar e dar continuidade à rica cultura italiana, várias propostas surgiram e, assim, o número de integrantes desta comissão começou a crescer.

Em 2009, foi realizado o primeiro evento da então recém-criada Commissione: a “1a. Settimana Giovane d’Arte e Cultura Italiana a San Paolo”. O evento teve como sede principal a Livraria Cultura do Shopping Market Place e contou com um público que lotou o auditório onde as atividades foram desenvolvidas.

Em 2010, impulsionada pelo sucesso no primeiro evento, a Commissione participou de outros três momentos importantes, que vieram para mostrar a força e capacidade de seus componentes:

  • “1ª Giornata della Donazione di Sangue” que contou com o apoio da Fidas (Federazione Italiana Associazioni Donatori di Sangue) e da Avis (Associazione Voluntari Italiani Sangue) – duas das principais associações que promovem a doação de sangue na Itália e também fora dela.
  • participação ativa, por meio da leitura e da entrega de um texto, durante visita do Ministro Massimo D’Alema à Fundação Getúlio Vargas, em maio.
  • “2a. Settimana Giovane d’Arte e Cultura Italiana a San Paolo – Uma Itália Paulista” concomitantemente à “X Settimana della Língua Italiana nel mondo”, evento oficial do Ministério da Cultura Italiana.

O sucesso dos eventos organizados levou a um aumento das atividades e do número de componentes do grupo.