No dia 21 de fevereiro de 1874, chegava ao Brasil o Vapor “La Sofia” com a primeira leva de imigrantes italianos, composta por 380 famílias. A bordo estavam os primeiros imigrantes italianos em massa, ansiosos para começar uma nova vida do outro lado do oceano Atlântico. Ao longo das décadas seguintes, milhões de italianos seguiriam seus passos, enfrentando uma jornada perigosa pelo mar e desafios inimagináveis em terra firme. Em homenagem a esta data, desde 2008 o Brasil celebra o “Dia Nacional do Imigrante Italiano” todo 21 fevereiro.
Este ano de 2024 comemoramos então 150 anos desta imigração e o Comites SP vai te deixar informado das principais atividades comemorativas. Fique ligado em nossos canais!
Em São Paulo para festejar a data comemorativa de hoje:
Prédios iluminados
No dia da celebração dos 150 anos da imigração italiana – dia 21 de fevereiro – numa ação que é uma parceria entre a Setur-SP, Secretaria de Turismo Municipal, a capital paulista ganhará cores da bandeira italiana, que serão projetadas nas fachadas de prédios públicos como, por exemplo, a Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira; Viaduto do Chá; Pateo do Collegio; Biblioteca Mario de Andrade; Edifício Matarazzo; Monumento às Bandeiras; Museu da Imigração; Palácio dos Bandeirantes e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Além dos acima estarão iluminados também o Consulado Geral da Itália, o Istituto Italiano di Cultura, as Secretarias de Negócios Internacionais e da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de SP; o Museu da Imigração; a FIESP; o Shopping Light
O Metrô de São Paulo iluminará com as cores da bandeira italiana as estações Trianon-Masp (acesso FIESP), Sacomã (Átrio), Sumaré, Tamanduateí e no prédio do Centro de Controle Operacional (CCO).
O Metrô de São Paulo iluminará com as cores da bandeira italiana as estações Trianon-Masp (acesso FIESP), Sacomã (Átrio), Sumaré, Tamanduateí e no prédio do Centro de Controle Operacional (CCO).