8 ½ FESTA DO CINEMA ITALIANO TRAZ O MELHOR DO NOVO CINEMA ITALIANO AO BRASIL

Mostra que ocorre há nove anos em Portugal e teve sua primeira edição no Brasil em 2014, em Porto Alegre, agora chega a mais seis cidades e exibirá, de 25 a 31 de agosto, o que a Itália tem produzido de mais contemporâneo e ousado

Além de Porto Alegre, em 2016 o evento será realizado em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis

Com uma seleção cuidadosa, que destaca o que de melhor e mais ousado tem sido produzido pelo cinema italiano contemporâneo, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano será realizada no Brasil entre 25 e 31 de agosto de 2016.

Depois de nove anos de sucesso em Portugal e de passar por Porto Alegre em 2014 e 2015, a mostra volta em 2016 ao país com um novo e ambicioso projeto. Em sua terceira edição, amplia seu circuito para mais seis salas em diversas capitais nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, além da já citada Porto Alegre.

A ampliação se deve graças ao apoio fundamental do circuito Espaço Itaú de Cinema e o Cinespaço, que exibirá os sete filmesselecionados para a mostra: Loucas de AlegriaAs ConfissõesMeu Nome é Jeeg Robot, Amor EternoNão Seja Mau, Paro Quando Quero e As Consequências do Amor. Todos são representantes do que há de mais interessante na recente produção audiovisual italiana. Com esta parceria, mais espectadores brasileiros terão acesso ao novo cinema italiano e poderão também conhecer os realizadores, atores e agentes da cena contemporânea de um dos mais prestigiados cinemas do mundo.

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso em colaboração com Mottironi Editore e as cadeias de cinema Espaço Itaú e Cinespaço, com o apoio institucional da Embaixada da Itália em Brasília, dos Institutos Italianos de Cultura de São Paulo e Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura Italiana (MIBACT Direzione Cinema). Em São Paulo conta com o apoio local do Comites através de sua Comissão Jovem e do Consulado Geral da Italia.

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano é patrocinado pela Pasta Garofalo.

PROGRAMAÇÃO

Filme de Abertura – A abertura do festival no dia 25 de agosto, nas sete cidades, ocorrerá, às 21h30, com a première de Loucas de Alegria (La pazza gioia), o novo filme do aclamado diretor Paolo Virzì (de La prima cosa bella, de 2010, e Il capitale umano, de 2013). O longa estreou na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes este ano e narra a cômica e ao mesmo tempo trágica história da amizade entre Beatrice (Valeria Bruni Tedeschi) e Donatella (Micaela Ramazzotti).

Elas se conhecem em um hospital para mulheres com distúrbios mentais e acabaram inesperadamente se tornando amigas inseparáveis, capazes de cometerem pequenas-grandes loucuras quando fogem juntas do hospital.

Com seu cinema sempre humanista, que une sua direção precisa à emoção, Virzì constrói com Loucas de Alegria mais uma comovente história, que faz rir, chorar e repensar a forma como a sociedade trata os que não se encaixam em seus padrões de normalidade. Distribuído pela Imovision, o filme estreia no Brasil em 1o de setembro.

Entre os demais filmes selecionados para esta edição, destacam-se o último filme de Roberto Andò, As Confissões, estrelado por Toni Servillo, o grande ator italiano que protagonizou A Grande Beleza (de Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014). O longa será distribuído pela Mares Filmes.

O filme de Andò, (já conhecido no Brasil pelo longa Viva a Liberdade) é uma sútil e fascinante metáfora sobre a política e o poder.

Outra importante première da Festa do Cinema Italiano, feita em parceria com a Playarte, será Amor Eterno (La corrispondenza), novo filme do aclamado Giuseppe Tornatore (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Cinema Paradiso).

O longa narra uma história de amor contemporânea, em que a tecnologia é muito mais que um detalhe, mas sim determinante para a sobrevivência do relacionamento entre a estudante de astrofísica Amy e seu professor Ed. Ela é vivida pela atriz ucraniana Olga Kurylenko e ele é interpretado pelo prestigiado ator britânico Jeremy Irons.

Para completar, a trilha sonora do longa é assinada pelo mestre Ennio Morricone (autor da trilha de clássicos como Era Uma Vez na AméricaEra Uma Vez no OesteOs Intocáveis, além de parcerias com o próprio Tornatore em Cinema Paradiso e Malèna, e com Quentin Tarantino, cuja trilha de Os Oito Odiados lhe rendeu um Oscar).

A programação conta ainda com Meu nome é Jeeg Robot (Lo chiamavano Jeeg Robot), de Gabriele Mainetti. Em uma Roma tão fantástica quanto contemporânea, o longa narra a saga de um super-herói improvável e real. Ele é o recluso e desajustado Enzo Ceccoti (Claudio Santamaria), que acidentalmente entra em contato com uma substância radioativa e ganha super-poderes. Solitário, ele não

sabe como usar a força que passa a ter, até que Alessia (Ilenia Pastorelli) entra em sua vida e está convencida de que Enzo é Jeeg Robot, o herói de um desenho animado japonês que ela adora. Sucesso de público e crítica, o filme venceu sete prêmios David di Donatello, considerado o Oscar da Accademia del Cinema Italiano.

Outro longa que foi aclamado, e indicado como o representante da Itália ao Oscar 2016, é Não Seja Mau (Non essere cattivo), de Claudio Caligari. O filme narra, com um olhar e um estilo que muitos associaram ao do diretor Pier Paolo Pasolini, a história de amizade entre Vittorio (Alessandro Borghi) e Cesare (Luca Marinelli). Eles vivem na periferia da grande Roma, na litorânea Ostia. Com apenas 20 anos, levam uma vida tão alucinada, em meio a drogas e festas, quanto dura, em um cotidiano difícil e sem oportunidades. Em busca de uma nova vida, Vittorio abandona Cesare, que mergulha cada vez mais no submundo. Mas os laços entre eles são fortes demais para se romperem. Exibido no Festival de Cinema de Veneza 2015, o longa é o último filme de Caligari, que faleceu pouco tempo depois de terminar a montagem do filme, em maio de 2015, e contou com a produção executiva e o empenho do ator Valerio Mastandrea para que fosse concluído e lançado.

Completam a seleção o longa Paro Quando Quero (Smetto quando voglio), de Sydney Sibilia e o já clássico do cinema italiano contemporâneo, nunca distribuído no Brasil, As Consequências do Amor (Le conseguenze dell’amore), que Paolo Sorrentino rodou em 2004, com o ator que viria a ser seu grande colaborador, Toni Servillo. A comédia Paro Quando Quero conta a história de um grupo de investigadores universitários. Encontram como alternativa ao desemprego a produção e comercialização da melhor smart drug do mercado. Constituem, assim, uma peculiar gangue de traficantes. O longa estrelado por Servillo, por sua vez, tem um tom mais sombrio. Narra a trajetória de Titta (Servillo), tímido e recluso, que tem uma virada ao sentir-se atraído por Sofia (Olivia Magnani), barwoman de um hotel.

História

A 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento cinematográfico que nasceu em Lisboa em 2008 e em quase dez anos expandiu sua programação com crescente sucesso em diferentes países de língua portuguesa, tais como Angola e Moçambique, e agora o Brasil.

O evento visa não só a promover a qualidade do cinema italiano junto ao público brasileiro, mas também colaborar para que o cinema italiano, e também o cinema europeu, possam encontrar espaço sempre maior na oferta cultural do País.

Por esta razão, conta com a colaboração das principais distribuidoras cinematográficas brasileiras que terão a oportunidade de promover seus títulos em diversas pré-estreias que ocorrerão na programação da 8 ½ Festa do Cinema Italiano.

INGRESSOS E CIRCUITO

A Festa do Cinema Italiano acontece entre os dias 25 e 31 de agosto, sempre às 19 e 21h30 dos cinemas abaixo listados.

Os ingressos das sessões da mostra têm preço fixo de R$ 20,00 em todas as sessões (meia R$ 10,00).

Além disso, mais novidades serão anunciadas nas próximas semanas no website oficial www.festadocinemaitaliano.com.br

 

As sessões ocorrerão nas seguintes salas:

BELO HORIZONTE

Cine Belas Artes (R. Gonçalves Dias, 1581 – Lourdes)

BRASÍLIA

Espaço Itaú Casa Park (Shopping Casa Park, 2º Piso – SGCV Sul Lote 22 – Guará)

CURITIBA

Espaço Itaú Crystal (Shopping Crystal, Piso L1 – Rua Comendador Araújo, 731 – Batel)

FLORIANÓPOLIS

Cinespaço Beira Mar (Beiramar Shopping, Piso L4 – Rua Bocaiúva, 2468 – Centro)

PORTO ALEGRE

Espaço Itaú – Country (Bourbon Shopping Country, 2º piso – Av. Túlio de Rose, 80 – Passo da Areia)

RIO DE JANEIRO

Espaço Itaú – Botafogo (Praia de Botafogo, 316 – Botafogo)

Espaço Rio Design (Av. das Américas, 7777 lj 315)

SÃO PAULO

Espaço Itaú – Frei Caneca (Shopping Frei Caneca, 3º Piso – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação)

PROGRAMA

25 AGOSTO Quinta-feira

19h00: PARO QUANDO QUERO de Sydney Sibilla

21h30: LOUCAS DE ALEGRIA de Paolo Virzì (Sessão de Abertura)

26 AGOSTO Sexta-feira

19h00: NÃO SEJA MAU de Claudio Caligari

21h30: AS CONFISSÕES de Roberto Andò

27 AGOSTO Sábado

19h00: MEU NOME É JEEG ROBOT de Gabriele Mainetti

21h30: AMOR ETERNO de Giuseppe Tornatore

28 AGOSTO Domingo

19h00: AS CONSEQUÊNCIAS DO AMOR de Paolo Sorrentino

21h30: PARO QUANDO QUERO de Sydney Sibilia

29 AGOSTO Segunda-feira

19h00: LOUCAS DE ALEGRIA de Paolo Virzì

21h30: NÃO SEJA MAU de Claudio Caligari

30 AGOSTO Terça-feira

19h00: AS CONFISSÕES de Roberto Andò

21h30: MEU NOME É JEEG ROBOT de Gabriele Mainetti

31 AGOSTO Quarta-feira

19h00: AMOR ETERNO de Giuseppe Tornatore

21h30: AS CONSEQUÊNCIAS DO AMOR de Paolo Sorrentino

SINOPSES

LOUCAS DE ALEGRIA (La pazza gioia), de Paolo Virzì – Filme de abertura

Com: Micaela Ramazzotti, Valeria Bruni Tedeschi, Anna Galiena, Valentina Carnelutti, Bob Messini, Tommaso Ragno

Comédia Dramática – Itália, França – 2016 – 118 min

Beatrice Morandini Valdirana tem transtorno de personalidade, gosta de fazer drama e se autodenomina condessa, além de conhecer Deus em sua intimidade. Donatella Morelli é uma jovem tímida e frágil que guarda um doloroso segredo. Ambas são internas de um hospital para mulheres com distúrbios mentais e são consideradas socialmente perigosas. Beatrice e Donatella desenvolvem uma improvável amizade, e fogem à procura de um pouco de felicidade no manicômio a céu aberto que é o mundo dos sãos.

Horários de exibição: 25/8 (qui) às 21:30 – abertura | 29/8 (seg) às 19:00

Festivais e Prêmios: Seleção Oficial na Quinzena dos Realizadores – Festival de Cannes 2016 | Nastri D’Argento Awards – Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Atriz para as duas protagonistas, Melhor Trilha Sonora e Melhor Figurino

PARO QUANDO QUERO (Smetto quando voglio) de Sydney Sibilia

Com: Edoardo Leo, Valeria Solarino, Valerio Aprea, Paolo Calabresi, Libero De Rienzo.

Comédia – Itália – 2014 – 105min

Um grupo de investigadores universitários desempregados decide produzir e comercializar a melhor smart drug do mercado, transformando-se na gangue traficante mais improvável da cidade.
Pietro recruta no seu grupo todos os seus amigos desempregados: excelentes acadêmicos, latinistas, antropólogos etc. O objetivo é fazer dinheiro e restituir a cada um deles um mínimo de dignidade. Mas as coisas começam a tomar um outro rumo…

Horários de exibição: 25/8 (qui) às 19:00 | 28/8 (dom) às 21:30

NÃO SEJA MAU (Non essere cattivo) de Claudio Caligari

Com: Luca Marinelli, Alessandro Borghi, Roberta Mattei, Silvia D’Amico.

Drama – Itália – 2015  – 100min

Uma história de amizade e toxicodependência ambientada nos anos 90, nos subúrbios de Roma, nos mesmos lugares onde Pasolini trazia à vida os personagens dos seus filmes. Aqui, os personagens parecem agora pertencer a um mundo que gira em torno do hedonismo, onde o dinheiro, os carros e as drogas circulam facilmente. 

Horários de exibição: 26/8 (sex) às 19:00 | 29/8 (seg) às 21:30

AS CONFISSÕES (Le confessioni) Roberto Andò

Com: Toni Servillo, Daniel Auteuil, Connie Nielsen, Pierfrancesco Favino, Marie-Josée Croze

Drama, thriller – Itália, França – 2016 – 100 min

Em um hotel de luxo na Alemanha, um G8 dos ministros de economia está para se reunir pronto a adotar uma manobra secreta que afetará gravemente alguns países. Além deles, também está ali um monge italiano, Roberto Salus. Um fato trágico e inesperado faz com que a reunião seja suspensa. Em um clima de dúvida e medo, inicia-se um embate: os ministros suspeitam que Salus, por meio da confissão de um deles, tenha descoberto sobre a terrível manobra, e fazem de tudo para que ele diga aquilo que sabe. Enquanto o monge aproveita-se do segredo da confissão, os políticos, tomados pelo remorso e incertezas, começam a vacilar…

Horários de exibição: 26/8 (sex) às 21:30 | 30/8 (ter) às 19:00

MEU NOME É JEEG ROBOT (Lo chiamavano Jeeg Robot), de Gabriele Mainetti

Com: Luca Marinelli, Claudio Santamaria, Ilenia Pastorelli

Ação, Comédia – Itália – 2015 – 118 min

Enzo entra em contato com uma substância radioativa que lhe dá uma força sobre-humana. Fechado, introvertido e solitário, Enzo usa os seus novos superpoderes para a sua carreira de delinquente, envolvendo-se com a máfia. Tudo muda, porém, quando encontra Alessia, uma garota instável que está convencida de que Enzo é o famoso herói do desenho animado japonês, Jeeg Robot. Enzo aprende, então, o valor de ajudar os outros. Mas que preço terá de pagar para se transformar em um herói?

Horários de exibição: 27/8 (sáb) às 19:00 | 30/8 (ter) às 21:30

Prêmios: Sucesso de público na Itália, é consagrado também pela crítica. Ganhou os prêmios de melhor direção e ator coadjuvante (Luca Marinelli) no Nastro D’Argento. E levou 7 prêmios no David di Donatello 2016 (entre eles, melhor produção, ator, atriz e direção). Na edição da Festa do Cinema Italiano em Lisboa, levou os prêmios de público e crítica do festival.

AMOR ETERNO (La corrispondenza) de Giuseppe Tornatore

Com: Jeremy Irons, Olga Kurylenko, Simon Johns, James Warren, Shauna Macdonald, Oscar Sanders, Paolo Calabresi

Drama, romance – Itália – 2016 – 116 mi

O romance Amor Eterno conta a história de Amy, uma estudante de Astrofísica na Universidade de Edimburgo. Ela tem um romance secreto com o famoso astrofísico Dr. Ed Phoerum. Apesar de seu relacionamento ser complicado, já dura seis anos e ela é feliz. Até que Ed some, deixando Amy sozinha e insegura sobre os rumos a seguir. O que Amy não esperava era que Ed deixaria diversas correspondências e vídeos com importantes mensagens e lições de vida que a ajudariam a superar as dificuldades.

Horários de exibição: 27/8 (sáb) às 21:30 | 31/5 (qua) às 19:00

AS CONSEQUÊNCIAS DO AMOR (Le conseguenze dell’amore) de Paolo Sorrentino

Com: Toni Servillo, Olivia Magnani.

Drama – Itália – 2004 – 100min

Titta Di Girolamo tem uma vida enfadonha. Vive em um hotel na Suíça há quase dez anos e passa os seus dias à espera de que algo aconteça. Com uma rotina rígida, Titta ignora os que estão a sua volta e não mostra emoções. Até que um dia decide quebrar uma das suas regras e troca algumas palavras com Sofia, a atraente barwoman do hotel. A partir desse momento, o terrível passado de Titta começa a se revelar.

Horários de exibição: 28/8 (dom) às 19:00 | 31/8 (qua) às 21:30