Responsável pela viagem para Roma, como premiação ao vencedor do 5° Workshop de Fotografia da Comissão Jovem do Comites – “Fatti a Mano, mãos que produzem arte” –, o dr. Antonio Sgro, diretor da Alitalia, concedeu uma entrevista para o Comites-SP onde enalteceu a parceria com o Comites-SP e também abordou aspectos sobre a comunidade italiana, a chegada de italianos ao Brasil, devido a crise na Europa, e o momento empresarial da Alitalia.
Comites-SP: Como o senhor vê a parceria entre a Alitalia e o Comites neste workshop de fotografia?
Antonio Sgro: Trata-se de uma parceria nova e que certamente renderá bons frutos para estreitar os laços entre as representações Italianas no Brasil e a Alitalia.
Comites-SP: Como o senhor vê o trabalho do Comites e da Comissão Jovem do Comites na integração da comunidade italiana em São Paulo e no Brasil?
Antonio Sgro: O rol que o COMITES tem em relação à junção da cultura dos territórios Italianos no Brasil é muito importante e deve prosseguir. Sobre a Comissão Jovem, percebemos que cada vez mais estabelecem parcerias estratégicas de negócios, lazer e cultura para promover um engajamento entre a comunidade italiana e os brasileiros.
Comites-SP: O senhor acredita que as empresas italianas podem (ou devem) se aproximar das entidades representativas, como o Comites, os institutos de cultura e etc, para fortalecer os laços com a comunidade italiana bem como dar impulso à cultura italiana no Brasil?
Antonio Sgro: Em relação às empresas Italianas que iniciam suas atividades no Brasil, acreditamos que as Câmaras de Comércio Italianas espalhadas no país e o ICE (Instituto Italiano para o Comercio Exterior), representam os canais mais adequados para o segmento corporativo.
Já em relação à difusão da cultura Italiana e dos destinos turísticos Italianos, para os descendentes de Italianos no Brasil, todas as Instituições Italianas, tem um papel fundamental para que a cultura e as tradições Italianas não sejam perdidas e continuem valorizadas.
Comites-SP: Como o senhor enxerga o atual momento da Itália e da Europa, em geral, e essa chegada de jovens europeus (os italianos em especial) ao Brasil em busca de novas oportunidades?
Antonio Sgro: A Itália está finalmente, após vários anos difíceis, apresentando um cenário macroeconômico mais favorável comparado aos principais indicadores de crescimento. Este dado, com certeza, representa o melhor instrumento para que o nosso país possa crescer e competir nos mercados internacionais de acordo com os planos.
Em relação aos jovens Italianos buscando novos desafios no Brasil, é importante ressaltar, como peça fundamental que cheguem preparados para enfrentar um mercado altamente competitivo e administrativamente complexo, para que o sucesso profissional seja alcançado.
Comites-SP: Como o senhor classifica o atual momento empresarial da Alitalia no Brasil e no Mundo?
Antonio Sgro: O Brasil, para a Alitalia, é o terceiro mercado no mundo e está sendo acompanhado da melhor forma possível: campanhas na mídia nacional são veiculadas periodicamente, tal como eventos com o trade turístico e corporativo e com as Instituições Italianas presente no território.
Apesar do cenário econômico brasileiro não particularmente favorável, com a alta do dólar e uma flexão da demanda interna, os planos da Alitalia no Brasil continuarão como planejado.
Os interiores de nossas aeronaves estão sendo completamente reconfigurados com assentos de couro e cabines renovadas. Este programa iniciará em novembro de 2015 e estará completo no segundo semestre de 2016. A reconfiguração da Business Class – Classe Executiva – nas aeronaves de longo alcance contará com Poltronas de couro Frau. Serviços de internet, de conectividade e e-mail – já em curso na frota de longa distância – serão estendidos para toda a frota Alitalia, incluindo as aeronaves de médio alcance. A Alitalia será uma das poucas companhias aéreas europeias a oferecer conectividade em toda a sua frota.
Todas as novidades de produto e serviços estão sendo introduzidas e divulgadas no mercado Brasileiro, para que a competitividade da nossa empresa seja garantida. Além do Brasil ressaltamos a importância da América Latina, ganhando a cada dia mais visibilidade. Exemplo disso será a abertura de novas rotas, que será anunciada brevemente pela diretoria da companhia aérea.
No restante do mundo a Alitalia está crescendo graças à parceria estratégica com a Etihad Airways e a um novo plano industrial que está sendo realizado.
Novos voos internacionais e intercontinentais foram lançados ao longo de 2015: Roma – Seul, Milão Malpensa – Shanghai (operado ao longo do período da Expo Milão), Milão – Abu Dhabi e Veneza – Abu Dhabi, assim como novos serviços e produtos.
O posicionamento estratégico do aeroporto de Abu Dhabi e o extenso network da Etihad Airways para o extremo oriente e a Oceania permitem que a parceria com a Etihad Airways seja perfeita.
A companhia está avaliando opções de crescimento de sua frota de longo alcance, aumentando em mais de 20% em comparação ao ano passado.
Alitalia também ganhou uma importante visibilidade desde maio 2015, como patrocinadora oficial da EXPO de Milão que permitiu a milhões de visitantes do evento de conhecer o pavilhão da Alitalia – Etihad Airways, que já recebeu a visita de mais de 250 mil pessoas.
* texto: Julio Cezar Ragazzi
* foto: José Luis Altieri Campos