Eleição dos Comitês de Italianos no Exterior – COMITES 2021- PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAR A INSCRIÇÃO NA LISTA ELEITORAL

Eleicao dos Comite
Eleicao dos Comite

Eleição dos Comitês de Italianos no Exterior – COMITES 2021

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAR A INSCRIÇÃO NA LISTA ELEITORAL

As eleições para a renovação e constituição dos Comitês serão realizadas até o final de 2021 (artigo 14, parágrafo 3, do Decreto-Lei Nº 162 de 30 de dezembro de 2019, convertido na Lei Nº 118 de 28 de fevereiro de 2020). Os Comitês de Italianos no Exterior são órgãos representativos da comunidade italiana nas relações com as representações diplomático-consulares e trabalham pela integração da comunidade italiana residente no país estrangeiro em que estão localizados.

Poderão participar neste importante evento eleitoral os eleitores que possuam os requisitos legais para o eleitorado ativo, que sejam residentes e inscritos no AIRE no distrito consular há pelo menos 6 meses (em relação à data das eleições).

A votação se realizará por correio, mas – ao contrário das eleições políticas e referendos – o envelope eleitoral é enviado SOMENTE aos eleitores que solicitaram expressamente a inscrição na lista eleitoral para as eleições dos Comitês, pelo menos trinta dias antes da data estabelecida para a votação.

ATENÇÃO: para receber o envelope eleitoral, o eleitor deve, portanto, solicitar ao seu consulado de referência que seja inscrito nas listas eleitorais, ATÉ O DIA 3 DE NOVEMBRO DE 2021.

Os cidadãos italianos residentes no exterior e registrados no AIRE podem se inscrever a partir de agora nas listas eleitorais de seu consulado através do portal para serviços consulares, Fast It, nesse link: https://serviziconsolari.esteri.it/ScoFE/index.sco, selecionando a função dedicada às eleições: “Pedido de inscrição na lista eleitoral para as eleições dos Comitês” (Domanda di iscrizione nell’elenco elettorale per le elezioni dei Comites). O procedimento no portal Fast It será totalmente guiado e inteiramente digital, para máxima velocidade e segurança. 

Em última instância, os cidadãos podem apresentar o formulário [baixe aqui] para inscrição nas listas eleitorais para as eleições dos Comitês de uma das seguintes formas:

– entregando-o pessoalmente (com fotocópia de um documento de identidade recente);

– enviando-o por correio juntamente com uma fotocópia de um documento de identidade recente com assinatura atual do titular.