Ministro das Relações Exteriores da Itália é recebido pela Coletividade Italiana de São Paulo.

Conselheiros Comites-SP no encontro com o Ministro Sr. Paolo Gentiloni

No último dia 4 de novembro, o ministro das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Sr. Paolo Gentiloni, durante visita oficial à cidade de São Paulo, foi recebido por representantes da comunidade italiana no Circolo Italiano, localizado na região central da cidade.

Recepcionaram o ministro Gentiloni o presidente do Circolo Italiano, Bruno Sandim, além dos deputados Fabio Porta e Renata Bueno, o Cônsul  Geral Michele Pala, o embaixador Rafaelle Trombetta, o Presidente do Comites Renato Sartori,  a Conselheira CGIE Rita Blasioli, o Presidente da Fecibesp Giampaolo Bonora  além dos Presidentes de diversas entidades italianas de São Paulo.

A Deputada Renata Bueno, o consul Michele Pala durante discurso do Ministro Paolo Gentiloni

Durante o evento, o ministro fez em seu discurso elogios à cidade de São Paulo e disse estar impressionado com a influência italiana na cidade, tanto na arquitetura como na gastronomia e no mundo comercial.

Gentiloni também ressaltou o sucesso que o pavilhão do Brasil conseguiu durante a Expo-2015, realizada em Milão, e que muitos dos quase 8 milhões de visitantes eram italianos, o que demonstra o interesse pelo nosso país.

Afirmou  que acredita na recuperação da economia brasileira e reforçou os laços de amizade, negócios e cooperação entre os dois países, afirmando que parceiros devem se ajudar tanto nos bons momentos quantos nos de maior dificuldade.

Durante o evento de recepção ao ministro, a conselheira eleita do CGIE  Rita Blasioli, também realizou um incisivo discurso abordando temas de interesse da comunidade italiana de São Paulo.

Em modo particular, a conselheira salientou que estes cortes previstos pelo governo da Itália afetarão os projetos e ações que ajudam a divulgar a língua e cultura italiana, além de prejudicar todo o Sistema Itália.

O presidente do Comites-SP Renato Sartori entregou carta ao Ministro Paolo Gentiloni
Ainda neste sentido, foi entregue pelo presidente do Comites de São Paulo uma carta assinada por todos os Presidentes dos Comites do Brasil juntamente com os Conselheiros CGIE recém-eleitos reforçando o desapontamento com os cortes previstos no orçamento para os italianos no exterior.


Clique aqui para ler a carta na integra.
 


Além do presidente estiveram presentes no evento  os conselheiros do Comites de São Paulo  Antonella Bassani, Angela Perella Curiatti, Antonio Laspro, Daniela Dardi, Fabiola Natali, Gilles Pires Batista Leão,  Leandro Nalini, Julio Cezar Ragazzi, Rosalie Gallo, Ricardo Olivatti, Eleonora Salvato, Bruno Romi, Giuseppe Marcheggiano, Carolina Casati, Marcos Barbosa e Camila Massarelli.

Veja a galeria de fotos

*texto: Julio Cesar Ragazzi
*fotos: Gilles Pires Batista Leão e Susanna Galli